Alexanderplatz: informações e dicas

Alexanderplatz
Alexanderplatz, no centro de Berlim. Logo em frente,
a loja de departamentos Galeria Kaskada e à direita, o Park Inn Hotel.

Em nosso segundo dia na capital alemã, resolvemos passear pela região da Alexanderplatz, onde estávamos hospedados, fazer compras e passar um dia mais light. Neste post, vou contar um pouco sobre a Alexanderplatz e os lugares que encontrei para fazer compras, comer e também sobre as comidas típicas que provei por lá.


Sobre a Alexanderplatz...

A Alexanderplatz fica no bairro de Mitte, região central de Berlim e um grande terminal de transporte público na cidade. De lá, dá para ir a qualquer canto usando o trem (S-Bahn), o metrô (U-Bahn), o bonde elétrico (Tram) e ônibus.

É uma praça ampla, aberta só para pedestres, embora exista uma linha de tram que passa bem no meio dela. Ela tem esse nome em homenagem ao Czar Alexandre I que visitou o local em 1805. Até então era chamada de Ossenmarkt (Mercado do Gado), pois era lá onde acontecia o comércio de bois.

Quem vê a praça e sua arquitetura moderna não imagina que ela foi totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial.

Durante a Guerra Fria, época em que a cidade era divida, a Alexanderplatz era o centro de Berlim Oriental, embora já fosse considerado ponto central e bem movimentado muitos séculos antes.

A Alexanderplatz foi cenário do filme A Supremacia Bourne, com Matt Damon.


Alexanderplatz e a Torre de TV
Alexanderplatz: a Torre de TV e a estação de trem logo abaixo.
O Galeria Kaufhof à direita e a Fonte da Amizade Internacional à esquerda.

Monumentos na Alexanderplatz


Todos os três monumentos que estão na praça e em seu entorno foram construídos durante a Guerra Fria.
  • Torre de TV : é uma das construções mais altas da Europa e pode ser vista de vários cantos de Berlim. Dá para subir até o topo da torre e ter uma visão de 360 graus da cidade. 
  • Relógio do Horário Mundial: esse monumento marca o horário das principais cidades do mundo.
  • Fonte da Amizade Internacional: é uma fonte grande que fica perto da entrada do metrô e parece uma cascata artificial. 
Alexanderplatz, Berlin
Estacionamento de bicicletas

Hospedagem na Alexanderplatz


O bairro de Mitte é um local bastante recomendado para os turistas que visitam Berlim se hospedarem. A oferta de hospedagem é bastante variada, para todos os gostos e bolsos. Para quem gosta de hotéis mais luxuosos, bem na praça temos o Park Inn que, inclusive,  serve de ponto de referência além da Torre de TV.

As grandes redes como Ibis, Holiday Inn e Mercure também possuem hotéis nas imediações. Para quem quer alugar um apartamento, a região também conta com várias opções.

Além do acesso ao transporte público, a Alexanderplatz conta com uma infraestrutura muito boa com relação a gastronomia e compras. Quem gosta de caminhar pode ir para vários lugares a pé ou alugar uma bicicleta que, aliás é um meio de locomoção muito utilizado pelo pessoal que mora em Berlim.

O motivo que me fez bater o martelo e escolher a hospedagem na Alexanderplatz é que o Flixbus, empresa de ônibus pela qual viajaríamos até a Polônia, possui um ponto de embarque e desembarque na avenida em frente ao Park Inn, a cinco minutos de caminhada do H2 Hotel e praticamente na mesma calçada. Assim, não precisaríamos nos deslocar até a rodoviária de Berlim para embarcar no Flixbus. 


Currywurst
Currywurst: o fast-food dos alemães
Fazendo compras na Alexanderplatz

Para o conhecimento de viajantes e shopaholics, a Europa faz uma megaliquidação de verão todos os anos que dura 6 semanas. Começa na última semana de junho, se estende pelo mês de julho e termina na primeira semana de agosto.

Tive essa informação quando fui a Paris em 2002 e quem me contou foi um atendente do setor de cosméticos da loja de departamentos Printemps.

Na ocasião, eu e minha amiga fomos tão sortudas que pegamos o primeiro dia da megaliquidação e vimos a loucura que foi. Para se ter uma ideia, a bermuda que eu queria e custava 38 Euros na GAP de Paris, arrematei por 14. Comprei isto e muito mais pelos mesmos 38 Euros na loja.

Quando chegamos em Berlim, a megaliquidação já estava na sua quarta semana e a loucura dos primeiros dias já tinha passado (e as melhores pechinchas também) mas ainda assim consegui fazer boas compras.  

Na região da Alexanderplatz, temos as lojas da Primark (de roupas e coisas baratinhas) e da marca espanhola Desigual (não tão baratinha, mas "comprável") no térreo do prédio onde fica o Park Inn Hotel. 

A Galeria Kaufhof: loja de departamentos que vende de tudo um pouco, de moda e perfumes a produtos para casa. Os preços costumam ser salgados, mas garimpando bastante, encontrei algumas blusas por um preço mais que camarada. No piso térreo, logo depois do setor de perfumaria, há um supermercado enorme onde vendem frutas, doces e outros produtos finos.

O Shopping Alexa: shopping center tradicional, com lojas de marcas conhecidas e desconhecidas. Para quem quer comprar eletrônicos, tem uma loja do Media Markt no piso térreo, onde encontramos uma grande variedade de produtos. Para quem procura um supermercado, há um Edeka no subsolo e um Asia Market do lado de fora, atrás do shopping.

Outra loja também do nicho de eletrônicos e tudo relacionado a tecnologia é a Saturn. Infelizmente não deu tempo de ir lá, mas me disseram que tem bastante coisa interessante para ver e comprar. Também faltou tempo para bisbilhotar a loja da C&A que fica em um prédio próximo a Galeria Kaufhof. 

Já as lojinhas de souvenir, eu vi algumas no prédio da estação de trem da Alexanderplatz e alguns produtos de Berlim na Primark.

Hofbrau Berlin
Jantar no Hofbrau Berlin

Opções de gastronomia na Alexanderplatz

A região da Alexanderplatz é bem servida em matéria de restaurantes com culinária local e internacional, lojas de conveniência, cafeterias e redes de fast food que são nossas velhas conhecidas. 

Dentro da estação de trem, encontramos lojas de conveniência e restaurantes pequenos que servem lanches e até culinária oriental. 

No piso térreo da Galeria Kaufhof,  junto com o supermercado, há uma padaria maravilhosa, um balcão onde preparam sushi e comida oriental,  além de um café onde servem sanduíches, saladas, massas e sobremesas. 

Embora pequena e com poucas opções, existe também a praça de alimentação do Shopping Alexa onde, aliás, fiz questão de provar o famoso Currywurst. Este, nada mais é que o prato fast-food típico da Alemanha que consiste em uma salsicha cortada em pedaços, coberta com um molho de catchup com curry e acompanhada de fritas. Até que é gostoso, valeu a pena provar. 

E aqui faço uma observação que já serve de dica: alguns lugares vendem refrigerante na garrafa de vidro e as pessoas bebem no gargalo mesmo. Nada de canudo nem copo, seja de plástico ou de vidro. Por esta razão, na hora de pagar pela bebida, é cobrado um valor extra por conta do vasilhame, que é devolvido quando você retorna a garrafa para o estabelecimento. No meu caso, paguei 20 centavos de Euro que me foram reembolsados quando devolvi a garrafa vazia.  


Food at Hofbrau Berlin
Os três pratos que pedimos no Hofbrau
Jantando no restaurante Hofbrau

Bom, era nossa última noite em Berlim e a última chance de provar algo da gastronomia alemã. Fomos, então, jantar no Hofbrau que é cervejaria (Bier Garten) e restaurante, ao lado do H2 Hotel na Karl-Liebknecht Str.. Havia mesas do lado de fora, mas estavam todas lotadas, então decidimos entrar e pedir ao garçom para nos arranjar um lugar lá dentro.

O ambiente lembrava uma daquelas tavernas antigas, com mesas longas e bancos de madeira inteiriços para que várias pessoas se sentem juntas. Ouvi dizer que eles colocam diferentes grupos de pessoas num mesma mesa, mas não aconteceu conosco.  

Como estávamos em quatro pessoas, pedimos três pratos para dividir: um combinado que vinha joelho de porco e vários tipos de salsicha, bolo de carne alemão com salada de batatas e uma salada verde mista. 

A apresentação do combinado era bem interessante. O joelho de porco vinha com uma faca cravada na carne com osso à mostra. A carne soltava do osso e era muito macia e saborosa. Gostei. O bolo de carne alemão que pedi era uma fatia quadrada e cor-de-rosa com sabor de salsicha. A salada de batata que acompanhava era temperada no vinagre, o que talvez não agrade todos os paladares, mas para mim estava bom. 

O ambiente era muito bacana, o atendimento foi bom e tinha uma banda vestindo trajes alemães que tocava um pouco de tudo (até "Despacito"), mas o som estava tão alto que chegava a incomodar os ouvidos. Assim que comemos, pedimos a conta e voltamos para o Hotel. 

Aproveitamos que fomos cedo para o hotel, descansamos e fizemos as malas, pois na manhã seguinte pegaríamos o Flixbus logo cedo para o nosso destino final e local do casório da minha prima: Estetino, na Polônia, que vai ser tema dos próximos posts. 

Esses dois dias em Berlim valeram muito para se ter uma noção geral da cidade, mas confesso que é muito pouco tempo de estadia. Tem bastante coisa para ver e fazer na capital alemã em termos de passeios, história e cultura. Assim sendo, Berlim merece uma segunda visita e, quando isto acontecer, certamente vou escolher a região da Alexanderplatz para me hospedar.


Leia também:

Berlim: sobre a chegada, hotel e transporte público

Berlim: visitando a Ilha dos Museus e o Portão de Brandemburgo com o ônibus 100

Berlim: almoço na Potsdamer Platz e jantar em família 





Nenhum comentário:

Postar um comentário