Um dia em Estetino: passeios, compras e algumas informações úteis

Stettin, Poland
Vista de Estetino no Cafe 22

O primeiro e único dia de passeios começou depois de um café da manhã bem reforçado. Fomos visitar o Castelo dos Duques da Pomerânia, mas antes de chegar lá, paramos na ampla praça ao lado do prédio da Filarmônica de Estetino.

A arquitetura da cidade é uma mescla do antigo (certamente reconstruído no pós-guerra) e do moderno. Existem avenidas largas e movimentadas, com ciclofaixas e linhas de tram (bonde elétrico) ao mesmo tempo em que podemos andar por ruas estreitas e tranquilas, resquícios da cidade medieval que  Estetino foi outrora. As calçadas são retas, permitindo com que cadeirantes e pessoas idosas possam circular sem problemas nem perigos. O interessante é que todos atravessam na faixa de pedestre, ninguém sai correndo pelo meio da avenida.

Chegamos ao castelo antes do horário de abertura, que era às 10:00, e resolvemos esperar por ali mesmo. Aproveitamos, então, para passear pela área externa do edifício.

O Castelo Ducal de Estetino foi a residência dos Duques da Casa da Pomerânia, que governaram o Ducado da Pomerânia de 1121 a 1637. Foi construído por Barnim, o Grande da Pomerânia-Estetino em 1346, e foi sendo reconstruído ao longo dos séculos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, 60% do castelo foi destruído, mas foi reconstruído e restaurado, ganhando a mesma aparência que tinha, originalmente, no século XVI.

E por falar em reconstrução, assim que o castelo abriu para os visitantes, descobrimos que a ala principal estava em reforma. Apenas uma galeria estava aberta, mas resolvemos conhecê-la. A quem interessar, lá também funciona um centro de informações turísticas.

Na galeria que visitamos, basicamente estavam expostas as obras de arte, peças de decoração, alguns móveis e objetos pessoais (louças, cristais e prataria) que pertenceram aos Duques da Pomerânia. No corredor havia uma entrada lateral que levava aos banheiros e, um pouco mais para frente, descendo um lance de escadas, ficava o calabouço. Como sou curiosa, fui lá bisbilhotar.

O local era apertado, abafado e com teto baixo. Não recomendo para quem sofre de claustrofobia. Percebi que ali havia tido uma prisioneira. Esta foi Sidonia von Borcke, uma nobre da Pomerânia que viveu em Estetino. No século XVII, ela foi julgada e executada por praticar feitiçaria.

Castelo dos Duques da Pomerânia

Depois de visitar o Castelo dos Duques da Pomerânia, eu e meu grupo seguimos caminhando pelas ruazinhas da região, a parte mais antiga da cidade, e chegamos na Catedral de Estetino, dedicada a São Tiago Apóstolo, onde acontecia um tipo de quermesse.

Havia várias barraquinhas ao longo da rua, que vendiam artesanatos diversos e produtos locais como pães, queijos, massas e mel, muito mel. Aliás, foi ali que aprendi a terceira palavra em polonês: miód (mel).

Em outra rua, ficavam as barraquinhas de comidas e bebidas. Compramos uma pizza caseira para dividir, assada no forno ali mesmo, com borda crocante e cobertura mista (pedimos a versão completa, nem sei o que tinha ao certo). Uma delícia, uma das melhores que já comi. A pizza não era muito grande, mas foi ótima para acalmar a fome.

O dia estava lindo e ensolarado, mas estava muito,muito calor. Resolvemos, então, procurar um café ou um restaurante para nos abrigar dos raios do sol. Entramos em um restaurante italiano nas redondezas e almoçamos por lá mesmo.

Catedral de Estetino
Chegando na quermesse no entorno da Catedral de Estetino

No caminho de volta para o hotel, passamos pelo Brama Portowa, um antigo pórtico de pedra em estilo barroco. Também conhecido por Portão de Berlim, marcava o início de uma estrada que conduzia até a atual capital alemã. Por onde devia passar a velha estrada, hoje existe uma avenida bem movimentada e o pórtico fica no meio do cruzamento.

Uma das coisas que também me chamou a atenção foram os vários lugares vendendo frozen yogurt. Um pouco mais tarde, depois de fazer uma pausa para descansar e esperar a temperatura baixar, fomos até outro shopping, o Galleria Kaskada. Este me pareceu um pouco menor que o Galaxy Centrum, mas também tinha muitas lojas e uma praça de alimentação com mais opções.

Como não podia perder a chance,  provei o frozen yogurt. Assim como nas sorveterias daqui, a gente escolhia o tamanho do copo e a quantidade de coberturas. Pedi um copo pequeno com duas coberturas e o sabor do sorvete era bem gostoso.

No geral, achei a alimentação um tanto cara em Estetino, cada um gastando por volta de 35PLN em uma refeição. Um café expresso custava em torno de 9PLN e percebi um fato curioso: na xícara vinha só um dedinho de café super forte e, acompanhando, um copo grande e cheio de água sem gás. Isto, até mesmo no Starbucks.

Portão de Berlim, Estetino, Polônia
Brama Portowa ou Portão de Berlim

No entanto, me surpreendeu os preços das redes de fast food. Por exemplo, a promoção do BK de dois lanches que no Brasil custa 15 Reais, lá em Estetino vi a mesma por 5PLN. Eis uma alternativa econômica para os viajantes. Embora a comida na Polônia seja muito boa, então até vale a pena desembolsar uma grana a mais para provar os pratos locais.

Fui bisbilhotar o  Carrefour Express do Galleria Kaskada para ver o que tinha de bom e diferente
para comprar. Trouxe para minha mãe um pote de mel que, só recentemente, descobri que era de trigo sarraceno. Era o segundo mais caro (17PLN) na prateleira, possuindo uma coloração bem escura, um cheiro e sabor bem marcantes (para não dizer mal cheiroso).

Além desse, já tinha ido no Au Champ do Galaxy Centrum (muito bagunçado, não gostei) e percebi que ir ao supermercado seria uma aventura à parte, já que eu só identificava os produtos pelo seu formato, natureza e eventualmente alguma ilustração. Ler os rótulos era praticamente impossível. Até dá para acrescentar à lista mais duas palavras que aprendi em polonês: herbata (chá) e kawa (café).

Frozen yogurt
Provando o frozen yogurt no shopping em Estetino

Ah, e aqui vai uma informação com relação à água. Sempre que viajo, compro água mineral engarrafada. Dificilmente bebo água da torneira e o único lugar onde faço isto na confiança é Madrid. E só em Madrid.

A água que abastece os madrilenhos vem da neve que, no inverno, cobre as montanhas próximas à cidade. O gelo é derretido e, claro, devidamente tratado antes de chegar nas torneiras. Já nos outros lugares, não sei como é a qualidade da água, então prefiro "prevenir do que remediar".

Na Polônia, achei que a água tinha um gosto bem esquisito. Mesmo a água mineral engarrafada que comprei no mercado. Bebi assim mesmo, fazer o quê... Pelo que soube, é o que se chama de "água dura", um tipo de água salobra e viscosa. Por isto que durante o banho, dava a impressão que ainda tinha resquícios de shampoo no cabelo e sabonete no corpo.

E aqui vai algo bem importante. Qual idioma é o melhor para se comunicar com os locais? Inglês, inglês e inglês. Ou então alemão e, com um pouco de sorte, espanhol. Os mais jovens falam inglês fluente. Quando você pergunta, são modestos, dizem que falam um pouco, mas esse pouco é mais do que o suficiente para se comunicar bem.

Szczecin, Poland
Praça que fica ao lado da Filarmônica de Estetino

Já entre o pessoal da meia idade, a situação é mais diversa. Alguns falam muito bem (como os funcionários do hotel) outros falam realmente pouco, mas dá para se comunicar mesmo que precariamente, e tem aqueles que não falam praticamente nada. Sendo assim, deduzo que os mais idosos, em sua totalidade, nem falem inglês. Talvez russo e alemão sejam suas segundas línguas, conforme o que aprendemos nas aulas de História e Geografia.

E assim foi o nosso único dia de andanças por Estetino. Até daria para visitar todos os lugares em um só dia se fosse fazer tudo na correria. Para a próxima vez ficam o Waly Chrobrego, um amplo terraço que fica às margens do Rio Oder e de frente para o Porto da cidade, além de caminhar pelo parque próximo ao Radisson Blu Hotel. Sem esquecer, é claro, de entrar na ala principal do Castelo dos Duques da Pomerânia.

Mesmo ficando tão pouco tempo, a minha impressão foi que Estetino é um lugar mais voltado para o turismo interno ou de negócios, por ser uma cidade portuária. No entanto, gostei de ir lá, tem uma vibe diferente e espero que, num futuro próximo, eu consiga visitá-la uma segunda vez, assim como conhecer outras cidades da Polônia.

Leia também:

Chegando em Estetino: as primeiras impressões