10 Dicas de conforto para longas viagens de avião

10 dicas de conforto para longas viagens de avião
(Foto: Creative Commons Zero)


Quando a gente vê imagens antigas, dos primórdios da aviação comercial, percebemos que viajar de avião era puro glamour e as pessoas embarcavam vestidas na maior elegância: homens de terno e gravata, mulheres de vestido e salto alto em viagens que duravam dias. Tudo bem, os tempos eram outros, mas convenhamos que o dress code da época não era o mais confortável para as longas jornadas aéreas. 

As aeronaves hoje são mais modernas, voam mais alto e mais rápido, mas mesmo assim passamos no mínimo 8 horas (SP-Miami) fechados em um ambiente pressurizado. Sabendo que essa pressurização traz alterações no funcionamento do nosso corpo (o ser humano não foi feito para voar), é importante que a gente se organize de tal modo que as nossas horas de voo sejam as mais confortáveis possíveis dentro do espaço limitado da cabine.


Bom, eu ainda não viajei o mundo todo e nem tanto como algumas pessoas, mas cada voo em que embarquei me trouxe uma experiência diferente. Assim, nas viagens seguintes fui fazendo uma mudança aqui, outra ali, e me aprimorando até chegar naquilo que hoje considero ideal e estabeleci como um padrão.

As dicas abaixo são para você que, como eu, só viaja ou vai viajar na classe econômica (espero viajar na classe executiva algum dia). Elas funcionam muito bem para mim e espero que também funcionem, ou sirvam de inspiração, para você também.


1) Use roupas mais folgadas ou de tecido maleável

Evite viajar usando calças, blusas ou camisas muito justas, pois a pressurização faz o nosso corpo inchar durante o voo. Assim, a roupa que é justa fica apertada e começa a incomodar. Uma exceção para as mulheres são as calças de bailarina e leggings, cujo tecido é mais maleável, se ajusta ao corpo e nos dá mais liberdade de movimento. Embora eu não aprecie muito, calças de moletom e agasalhos esportivos também são bem confortáveis para usar em voos longos. 

2) Leve sempre uma blusa de manga longa ou um casaquinho na bagagem de mão

Nos voos internacionais, cada passageiro recebe um kit com travesseiro e cobertor. Entretanto, como passamos muitas horas no ar-condicionado, chega um momento em o interior da cabine fica bem frio. Por isto, pode ser que só o cobertor não dê conta, então é sempre recomendável que você leve um blusão de manga longa ou um casaquinho na bagagem de mão.

3) Evite usar salto alto e sapatos novos

A pressurização da cabine mexe com o nosso sistema circulatório e é normal que nossos pés e pernas fiquem inchados após longas horas sentados. Por causa disto, o melhor calçado para usar em um voo longo, é aquele que você sempre usa, que já está folgado e encaixa perfeitamente nos seus pés. 

Lembro de um amigo do meu pai contando que, durante um voo a trabalho para Nova York, ele tirou os sapatos novos que havia comprado para viajar e depois não conseguia calçá-los pois seu pé havia inchado. Passou o maior sufoco até conseguir fazer os pés entrarem nos sapatos de novo.

Caso você compre um par de tênis ou sapatos novos durante seus dias no destino, faça uso deles até lacearem e ficarem mais folgados.

No caso dos sapatos de salto alto, melhor evitar não só por causa do desconforto como também por questões de segurança de voo. Claro que ninguém deseja isso, mas caso aconteça um pouso de emergência (vide o incidente no Rio Hudson em Nova York), é necessário ficar descalça, o que não acho uma boa ideia se também tiver que evacuar a aeronave rapidamente. 

4) Tire os sapatos enquanto estiver sentado

Durante o voo, não há nenhuma restrição quanto a tirar os sapatos. Aliás, é até altamente recomendável, já que você vai passar longas horas dentro da aeronave.

Desde 2011 que eu só uso sapatilhas para viajar de avião, virou hábito tanto em viagens nacionais como internacionais. Além de bonitinhas, são muito práticas, pois posso tirar os sapatos e ficar mais à vontade durante o voo, além de calçá-las com facilidade quando preciso ir ao toilette ou caminhar.

Muitas vezes, aproveito que estou descalça e faço um pouco de massagem nos pés para ajudar o sangue a circular. 

5) Use meias de compressão

Caso você não tenha alergia ao material, eu recomendo o uso de meias de compressão, as mesmas que pessoas que sofrem de varizes usam. Mesmo não tendo esse problema, desde 2011 uso meias 3/4 de média compressão em voos longos e elas ajudam bastante a amenizar o inchaço das pernas e pés.

Os homens também podem se beneficiar com o uso de meias de compressão. Há versões masculinas à venda no mercado.

É sempre bom consultar um(a) vendedor(a) antes de comprar, pois o tamanho das meias de compressão para cada pessoa varia conforme a medida da panturrilha.

6) Evite usar maquiagem durante o voo

Nos voos longos, chega uma hora em que o ar dentro da cabine fica muito seco por causa do ar-condicionado, então não é uma boa usar maquiagem durante todo o trajeto, pois a pele pode ressecar e ficar irritada.

Caso você não dispense um make-up, aproveite o tempo logo depois do café da manhã e antes do pouso para ir ao lavatório e fazer a sua produção.

7) Use hidratante para rosto, mão e lábios

Hidratante para o rosto, mãos e lábios são coisas que eu altamente recomendo que você use durante o voo para evitar os efeitos do ar-condicionado. Só tome cuidado com as quantidades de produtos líquidos e pastosos que você pode levar à bordo (saiba mais aqui).

Durante um voo para o Canadá, percebi que a pele das minhas mãos estava ficando áspera e meus lábios ressecados. Um pouco de creme hidratante e protetor labial resolveram o incômodo de imediato.

8) Beba água durante o voo

Mantenha-se bem hidratado, beba bastante água durante o voo.

No geral, os comissários passam pelos corredores, após o serviço de bordo ser encerrado e a luz da cabine apagada, oferecendo e servindo água para os passageiros que estiverem acordados.

Caso o comissário já tenha passado e você queira água ou alguma outra bebida pode chamar um deles pelos controles na própria poltrona ou se dirigir até uma das galleys (cozinha do avião). Sempre há comissários de plantão para atender os passageiros no que eles precisam.

9) Faça alongamento e caminhadas durante o voo

Após duas horas de voo é recomendável fazer uma caminhada pelos corredores do avião para ajudar o sangue a circular nos membros inferiores. Fazer isto melhora a sensação de dormência e rigidez das pernas e pés.

O melhor momento é depois que as luzes da cabine se apagam e os passageiros se acomodam para (tentar) dormir. Isto é, se o avião não estiver passando por alguma turbulência, senão tem que permanecer sentado com os cintos afivelados e aguardar ventos mais favoráveis para poder se levantar. 

Durante um voo para os EUA (?), na aeronave onde eu estava havia um espaço entre a galley e os lavatórios dos fundos e era grande o suficiente alongar braços e pernas. E foi o que fiz enquanto esperava minha vez de usar o toilette.

Mesmo sentado na poltrona, tomando cuidado para não atrapalhar o passageiro ao lado, dá para alongar os braços e a coluna.


10) Leve seu próprio fone de ouvido

As aeronaves que fazem voos transcontinentais oferecem sistema de entretenimento à bordo. Cada passageiro conta com uma variedade de músicas, filmes, séries, programas de TV e até games. Depois que a aeronave decola, os comissários distribuem saquinhos plásticos com fones de ouvidos para serem usados durante o voo.

Esses fones de ouvido servem ao seu propósito, mas se você tiver o próprio, é melhor levar. Mesmo com o fone do celular, dá uma tremenda diferença na qualidade do som. Percebi isso durante um voo para Madrid, quando resolvi usar o fone do meu iPod. Mesmo com o barulho dos motores, consegui assistir um filme e ouvir música com um som claro e perfeito.



Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe com os amigos!


Leia também:

👉 Planejando a próxima viagem para a Europa

👉 3 Dicas de finanças para planejar a sua viagem







2 comentários: