15 Curiosidades do casamento na Polônia

Dworek Hetmanski
O Dworek Hetmanski, hotel onde foi festa de casamento

Chegou o dia do casamento da minha prima. Fizemos o check-out no Radisson Blu, um pouco antes do horário limite que era meio-dia. Pedimos para que guardassem nossas malas no depósito de bagagens do hotel, pois voltaríamos lá na tarde do dia seguinte.

Pedimos, também, para que a recepcionista chamasse dois táxis para nos levar até o Dworek Hetmanski,  onde seria o casamento e nosso pernoite. Não demorou muito quando dois carros da Mercedes 😲 chegaram na frente do hotel. Do centro de Estetino até lá levou por volta de 40 minutos.

Conseguimos fazer o check in na pousada e tivemos a tarde toda para nos arrumar para a cerimônia e a festa. A única coisa é que ficamos sem almoço, pois a cozinha estava fechada para preparar os quitutes do casório. Stargard, a cidade mais próxima, ficava a uns 20 minutos de carro e, como estávamos no meio da zona rural, ir a qualquer lugar só mesmo de táxi.

A sorte é que tínhamos levado umas guloseimas que compramos em Estetino. Acabamos com tudo o que estava sobrando e assim aguentamos até a hora da festa.

Skalin, Poland
A igreja do século XV onde foi realizada a cerimônia religiosa

Tanto a cerimônia religiosa como a recepção foram lindas, muito elegantes e também com alguns costumes bem diferentes dos nossos.

Na lista abaixo, apresento 15 curiosidades desse casamento ao estilo polonês. Pode ser que na tradição polonesa existam muitas outras, mas essas são as que presenciei e observei:

1) O Dworek Hetmanski é uma pousada bem pequena, com poucos quartos e, pelo que percebi, especializada em eventos, tanto casamentos como eventos empresariais;

2) A cerimônia religiosa foi em uma capela do século XV no vilarejo de Skalin, a 7km do Dworek Hetmanski. Fomos até lá de táxi (pedimos para o recepcionista chamar) e, na volta, viemos com o ônibus que os noivos haviam contratado para pegar os convidados em Estetino;

3) Uma vez na Polônia, natural que a cerimônia religiosa fosse realizada em polonês. No entanto, uma amiga da noiva, polonesa que já morou no Brasil, fez a gentileza de traduzir as palavras do padre para os convidados brasileiros;

4) Havia duas cadeiras em frente ao altar e os noivos passaram uma parte da cerimônia sentados;

5) Na Polônia, as pessoas casadas usam a aliança no dedo anelar da mão direita;

Wedding dinner
Meu lugar à mesa no jantar de casamento

6) Os noivos são os últimos a sair da igreja, as famílias e convidados saem primeiro;

7) Ao invés de arroz, os convidados jogam moedas nos noivos durante a saída da igreja para desejar prosperidade. Os noivos têm que se abaixar e catar as moedas;

8) Do lado de fora da igreja, os convidados fizeram uma longa fila para cumprimentar os noivos;

9) O presente de casamento costuma ser em dinheiro. Os convidados entregam o dinheiro aos noivos dentro de um envelope e, se quiserem, dão algo pequeno de presente junto.

10) Na chegada ao local da festa, os pais dos noivos os receberam segurando uma bandeja com um pão típico para casamento, redondo e todo decorado, e dois copinhos de bebida (um com vodca e outro com água, pelo que me disseram). Após comerem o pão e beberem o conteúdo em um gole só, os noivos jogaram os copinhos para trás com o objetivo de quebrá-los e trazer boa sorte.

Wedding party in Poland
O salão de festas do Dworek Hetmanski

11) Como preza a tradição, o noivo carregou a noiva para dentro do salão;

12) No salão de festa, os convidados se dividiram em duas longas mesas, mas cada um tinha seu lugar marcado com uma caixinha de bombons personalizada

13) Teve muita comida e bebida, com porções generosas e muita vodca. Pelo que me falaram, veio comida até 2h30 da manhã;

14) A festa varou a madrugada, até por volta das 5h30 da manhã. Considerando que o local da festa ficava na zona rural, o som alto não foi problema;

15) Na verdade, foram duas festas (o tradicional é três): a segunda festa começou no dia seguinte por volta das 11 horas e foi mais informal e intimista. A comida era a mesma da festa anterior.

Dworek Hetmanski backyard
Manhã do dia seguinte, aguardando o início da segunda festa

No meio da tarde, durante a segunda festa, pedi para a recepcionista da pousada chamar dois táxis para o meu grupo. Nos despedimos dos noivos e do pessoal que lá estava e voltamos para Estetino, no Radisson Blu Hotel.

Missão cumprida, casamos a minha prima, e então cada um seguiu seu rumo para curtir o restante dessas férias na Europa.

No dia seguinte, foi a hora do nosso grupo se separar. Após o café da manhã, meu tio e minha tia foram para a estação de trem e ir para outras cidades da Polônia. O restante de nós voltou para Berlim de ônibus, direto para o aeroporto pegar o voo para Madrid e passar a semana na zona rural da  Espanha, visitando povoados da Idade Média.