Estetino, ou ainda Szczecin (polaco) e Stettin (alemão), é uma cidade que fica na Polônia, distante mais ou menos 10 quilômetros da fronteira com a Alemanha. Capital da voivodia (província) da Pomerânia Ocidental, fica às margens do Rio Oder na Europa Central. Para quem vai por Berlim, o tempo de viagem é de duas horas, seja de carro ou de ônibus.
Eu e meu grupo fomos de ônibus pela Flixbus, embarcando na Alexanderplatz, no centro de Berlim. Desembarcamos na estação de trem Szczcecin Glówny debaixo de chuva leve. O motorista da Flixbus abriu o compartimento de bagagem do ônibus e, como a parada ficava na rua, sem cobertura, todos os passageiros se apressaram para pegar suas malas e sair de lá o mais rápido possível. Fizemos o mesmo e nos apressamos para chegar até a estação de trem. (Clique aqui para saber como foi viajar pela Flixbus)
Primeira providência na chegada: trocar dinheiro
A primeira coisa a fazer quando se chega na Polônia é trocar dinheiro. Mesmo fazendo parte da União Européia, o país não adotou o Euro como moeda oficial. A moeda local se chama Zloty (PLN) e a cotação é bem similar ao Real (1 Real = 1PLN) com pouquíssima diferença. Então, o viajante pode levar tanto Euro como Dólar para trocar.
É fato que tanto aeroportos como estações de trem não são os melhores lugares para fazer câmbio. A cotação não costuma ser das melhores, pagam bem menos, mas quebram o galho num primeiro momento. Portanto, troque apenas o mínimo para despesas mais imediatas como táxi ou transporte público. Outra opção é sacar dinheiro nos caixas eletrônicos com cartão de crédito ou Travel Money, o cartão pré-pago.
Pela primeira vez na vida, desembarquei num lugar em que eu era totalmente analfabeta, sem ter a mínima ideia de como ler e pronunciar o polonês. No entanto, uma das três palavras que aprendi no idioma foi "kantor" que é a casa de câmbio e vi que havia uma dentro da estação de trem.
Havia, também, caixas eletrônicos logo na entrada e, como eu tinha um cartão de viagem resolvi fazer um teste para sacar dinheiro. Se não desse certo, recorreria ao kantor O caixa eletrônico funcionava em três idiomas: polonês, inglês e alemão. Deu tudo certo. A operação foi simples e consegui sacar dinheiro. O valor mínimo para saque no caixa eletrônico era de 1000 PLN, fora as taxas, mas pela praticidade achei que vale a pena usar esse serviço.
No centro de Estetino, há várias casas de câmbio que oferecem cotações melhores, mas optamos por ir depois no Shopping Galaxy, ao lado do nosso hotel, conforme a dica que me passaram.
Chegando no nosso hotel e outras informações
Da estação de trem, o nosso grupo de seis pessoas se dividiu em dois táxis para ir até o hotel. Felizmente, os dois motoristas falavam um pouco de inglês. Mostramos o nome e endereço do hotel e eles entenderam para onde deveriam nos levar. A corrida até lá durou uns dez minutos e custou por volta de 10 PLN.
Como chegamos bem antes do horário do check in, que era às 15 horas, pedimos para guardarem as nossas malas e, enquanto isso, fomos almoçar e dar uma volta no Shopping Galaxy. Os funcionários do Radisson Blu foram muito gentis e atenciosos, um ótimo atendimento.
O Radisson Blu é um hotel de padrão quatro estrelas e a localização é excelente, bem no centro de Estetino e perto de todos os pontos turísticos da cidade. Dá para ir a pé em todos eles e a caminhada não leva mais que dez minutos.
Dividi o quarto com uma das minhas tias e no nosso havia duas camas de solteiro muito confortáveis, televisão, mesa, chaleira elétrica. No banheiro havia amenities como xampu, condicionador, sabonete e hidratante corporal. O chuveiro de lá também dava para ser usado como ducha de mão, era só tirar e colocar em um suporte.
A única dificuldade que tivemos foi usar a televisão. O controle remoto não funcionava e chamamos um funcionário da manutenção que foi lá verificar e conseguiu ligar o aparelho. No entanto, foi só nesse primeiro dia que assistimos televisão. No dia seguinte, de novo, não conseguimos ligar a TV com o controle e ficamos só com o Wi-Fi mesmo, o qual funcionava muito bem.
O café da manhã estava incluído na diária e tinha bastante variedade de pães, bolos, frios, sucos, cereais, frutas iogurte e pratos quentes. Os itens mais diferentes que vi no buffet foram peixe seco e salada. Tudo muito bem feitinho e gostoso.
Almoçando comida japonesa e jantando comida polonesa
Nosso café da manhã em Berlim foi muito cedo nesse dia, então aproveitamos para almoçar mais cedo também. Chegando ao Galaxy Centrum, fomos para a praça de alimentação. No corredor, quase chegando na praça, vimos um restaurante japonês e optamos por entrar lá mesmo.
O local se chamava Takumi Kaiten Sushi Bar e era um daqueles restaurantes com esteira giratória onde há vários pratinhos com diferentes tipos de sushi, você pega o que te agradar. Cada pratinho tinha desenhos diferentes de acordo com o preço. Se quiséssemos algo que não tinha na esteira, era só pedir à parte.
O restaurante tinha apenas um funcionário para receber os clientes, anotar e trazer os nossos pedidos. Era um rapazinho bem jovem, devia ter uns vinte anos, muito educado e nos atendeu muito bem. No dia seguinte, fomos lá novamente para jantar e deixamos até uma gorjeta para ele. Só para ter uma ideia de preço, cada um pagou por volta de 35 PLN pela refeição.
Na entrada do restaurante havia um pequeno balcão refrigerado onde havia embalagens de sushi para viagem. Enquanto almoçávamos, percebi que muitas pessoas paravam lá para comprar. Dentro do restaurante mesmo, as pessoas chegavam aos poucos para almoçar, mas não chegou a ficar cheio.
Já na hora da janta, resolvemos ir no Café Europa que é do próprio Radisson Blu. Era lá onde o café da manhã era servido para os hóspedes e depois funcionava como um restaurante à la carte. Dentre as opções, resolvi provar o pierogi, um prato típico da Polônia.
É um tipo de pastelzinho feito de massa que primeiro é cozido e depois assado ou frito. Os recheios são variados, podendo ser de carne, repolho, queijo ou batata. Esse que escolhi tinha recheio de queijo e vinha acompanhado de molho branco e bacon. Uma delícia, adorei!
Aliás, "pierogi" foi a segunda palavra em polonês que aprendi.
Pierogi de queijo com molho branco e bacon do Café Europa |
Nesse primeiro dia em Estetino, depois de fazer o check in no hotel, resolvi ficar por lá mesmo e descansar. Preferi recarregar as baterias e deixar os passeios no dia seguinte.
Nos dias em que fiquei na Alemanha e na Polônia, eu acordava super cedo. Como era verão, os dias eram longos, escurecia tarde e amanhecia cedo. Eram cinco da manhã e o dia já tinha clareado e muitas vezes acordei no susto achando que era umas 9 ou 10 horas.
No próximo post, vou contar como foi o único dia de passeios que eu e meu grupo tivemos em Estetino, já que o fim de semana ficou por conta do casamento.
Tarde, bem tarde da noite em Estetino. Vista da janela do hotel. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário