Key West: como foi a viagem bate-e-volta por uma estrada sobre o mar

Overseas Highway
A caminho de Key West na Overseas Highway em Florida Keys
(Foto: Arquivo Pessoal)

Nos dias em que ficamos em Miami, eu, minha tia e minha prima resolvemos tirar um dia para ir até Key West de carro. Saímos do apartamento do meu primo em Miami Lakes depois do café da manhã, à bordo do nosso Suzuki Vitara branco alugado.

Não lembro exatamente o trajeto que fizemos, só lembro que pegamos a estrada em direção ao sul e depois a rodovia US Highway 1 para seguir até Key West, na ponta mais ao sul dos Estados Unidos, já com um pezinho no Caribe.

As Florida Keys são um arquipélago formado por mais ou menos 1700 ilhas, sendo que Key West é a última delas que é habitada. Localizadas no Estreito da Flórida, as ilhas marcam a divisão entre o Oceano Atlântico e o Golfo do México.

Coisas que observei durante a viagem

Como Key West está a 270 Km de Miami, nossa viagem durou de 3 a 4 horas, bem mais do que pensávamos. Descobrimos, ao longo do caminho, que as velocidades máximas variavam de acordo com o trecho da estrada. Além disso, percebemos também que o nosso Vitara não tinha um desempenho muito bom, o motor parecia mais fraco do que o de um carro 1.0.

Minha tia e minha prima revezaram no volante, já que na época eu não dirigia. No entanto, eu fiz o papel de navegadora, com mapa impresso em mãos dando todas as direções, já que não tínhamos GPS nem smartphone com Google Maps.

Por exemplo, quando estávamos passando pela região do Everglades National Park (os famosos pântanos da Flórida) a velocidade máxima em que dava para trafegar era de 40 km/h, pois lá era local de "travessia de jacarés" conforme vi nas placas.

A partir de Key Largo, onde fizemos uma parada rápida, a US Highway 1 passa a se chamar Overseas Highway e é a parte da rodovia que foi construída sobre o mar. Para chegar até Key West, passamos por 42 pontes que ligam todas as ilhas.

Key Largo, Florida
Parada em Key Largo (Foto: Arquivo Pessoal)

Ao longo da estrada, essas três coisas me chamaram a atenção: primeiro, a beleza do lugar. A água do mar é de uma cor azul turquesa cristalina. Além disso, foi uma sensação incrível trafegar por uma estrada que só tem água dos dois lados. Uma experiência bem diferente.

Segundo: por ficar na rota dos furacões, vi placas indicando abrigos a cada 1 milha (1,61km) nas ilhas;

Terceiro: vi que tinha uma estrada seguindo em paralelo à Overseas Highway, mas faltavam algum trechos que, pensei eu, teriam colapsado durante os ventos fortes dos furacões (não sei se já foram consertadas, afinal, faz tempo que fiz essa viagem).

Overseas Highway
Ops...falta um trecho da estrada ao lado...(Foto: Arquivo Pessoal)

Florida Keys na telinha e na telona

Você pode conhecer um pouco dessa região da Florida em três produções do cinema e da TV:

👉 True Lies: pelo que eu soube, algumas das cenas de ação desse filme (com Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis) foram gravadas em um trecho da Overseas Highway.

👉 Flipper: essa região de Florida Keys é onde se passa as aventuras do golfinho Flipper, estrela do filme e do seriado de TV dos anos 1960.

Recentemente descobri que os golfinhos que fizeram o papel de Flipper e seus descendentes vivem no Dolphin Research Center, em Grassy Key, bem no meio do caminho entre Key Largo e Key West.

👉 Key Largo: filme de 1948, um clássico do cinema com Humphrey Bogart e Lauren Bacall. Ainda não assisti, mas vimos um outdoor enorme mencionando esse filme quando paramos em Key Largo.

A chegada e o que deu para fazer em Key West

Parecia que a Overseas Highway não tinha fim, até que chegamos em Key West. Fomos direto para o centro antigo da cidade (Old Town). Nessa altura estávamos com fome e queríamos achar um lugar para almoçar.

Chegando lá, estacionamos o carro e acabamos por entrar no Hard Rock Cafe na Duval Street, a principal de Key West. Esse famoso restaurante funcionava numa casa de madeira amarela e marrom, bem bonita. Depois de abastecidas, fizemos uma caminhada pelo centro e na região do porto da cidade. Com o pouco tempo que tínhamos, não dava para fazer muito mais.

Uma das coisas que me chamaram a atenção foi a arquitetura local. As casas eram de madeira e pareciam muito antigas, embora muito bem preservadas. Aliás, a influência caribenha era bem visível, não só na arquitetura como também no clima descontraído da cidade.

Key West é considerada a cidade mais meridional dos EUA e está localizada a apenas 90 milhas (140Km) de Cuba. Devido à proximidade, houve muito intercâmbio entre as duas ilhas até acontecer a revolução em 1959 e isto explica a influência caribenha, sobretudo cubana, na cultura local.

Um morador ilustre da ilha foi o escritor norte-americano Ernest Hemingway, autor de O Velho e o Mar. A casa em que o escritor viveu se transformou em museu e é uma das atrações turísticas de Key West. Infelizmente, não deu para visitá-la nesse dia, pois nosso tempo lá foi muito curto.

Key West
Casa típica de Key West, sobrado feito de madeira e com varanda.
 (Foto: Arquivo Pessoal)

A volta para Miami

Infelizmente não deu para ficar tanto tempo em Key West como gostaríamos. Além da viagem ter demorado mais do que pensávamos, tínhamos que voltar a Miami o mais rápido possível para devolver o nosso carro alugado.

Além de ter um motor pouco potente, descobrimos que o Vitara consumia muito combustível. Então, fizemos uma parada num posto de gasolina em Marathon para encher o tanque.

O detalhe é que lá nos EUA, os postos de gasolina são self-service e confesso que fiquei toda atrapalhada na hora de abastecer o carro. Fui até a loja de conveniência pedir para liberarem a bomba de combustível e também pedir um help. Paguei adiantado e o atendente fez a gentileza de abastecer o Vitara para nós.

Florida Keys
Viajando pela Overseas Highway (Foto: Arquivo Pessoal)

Já estava quase escurecendo quando chegamos em Miami e pegamos um congestionamento monstro na rodovia. Pelo horário, não daria tempo de chegarmos na agência em Hialeah para devolver o Vitara. Procuramos por um telefone público (daqueles que funcionavam com moedinha) e consegui ligar para a empresa, mudando a data de devolução do carro para o dia seguinte.

Adorei fazer esse passeio a Key West, mas percebi que, para curtir bastante o local e fazer os passeios com calma, é preciso ficar pelo menos duas noites. É uma cidade cheia de história, lugares interessantes, praias e belas paisagens. Não descarto ir lá de novo numa próxima viagem a Florida.

Foi uma aventura e tanto viajar pela Overseas Highway ida e volta em um só dia, mas não foi a única. Clique aqui e leia também sobre o cruzeiro bate-e-volta que fizemos até as Bahamas.