Pueblos de España: Valdevarnés e Maderuelo

Maderuelo Espanha
Maderuelo: "Un de los pueblos más bonitos de España"
(Foto: Arquivo Pessoal/2018)


Valdevarnés e Maderuelo  são dois pueblos que também fazem parte da província de Segóvia, em Castilha e Leão.  Como são praticamente um do lado do outro, conheci esses dois lindos lugares durante um passeio pela região na primavera (do hemisfério norte) de 2015. Nessa época peguei um tempo frio e cinzento, uma experiência bem diferente dessa que tive ao visitar a região no verão. 



Bodegas-cuevas em Valdevarnés
Camino de las Bodegas em Valdevarnés
(Foto: Arquivo Pessoal/2015)

Valdevarnés

Valdevarnés já era povoada antes mesmo da conquista romana na Península Ibérica e foi conquistada pelos castelhanos no século XI. Atualmente tem por volta de 50 habitantes segundo o site oficial da cidade.

É a terra natal da Luzia, sogra da minha tia, uma senhora que já passou dos oitenta anos de idade. Segundo o que ela contou, nos seus tempos de criança, a vila era bem diferente. As ruas eram de terra e não havia a infra-estrutura que tem hoje, ainda que a beleza natural e arquitetônica do lugar estejam preservadas. A casa onde ela nasceu foi transformada em uma pousada rural.

Mesmo pequeno, o povoado tem atrações para visitar. No topo do morro, fica a Iglesia de San Cristobal, um templo católico em estilo românico (por volta do século X). Infelizmente, nas duas vezes em que estive no pueblo, a igreja estava fechada e não pude conferir as pinturas de Gabriel de Sosa (século XVI) em seu interior.

Outro templo religioso, bem menor e mais simples, é a ermita de Nuestra Señora de la Esperanza de Valdevarnés. Apesar de ser uma ermita, que normalmente fica fora da cidade, ela está localizada no meio das casas da vila.

Na praça principal de Valdevarnés, há uma antiga fonte semi-circular. Por ali vivem alguns gatos de rua. Dessa última vez que estive lá, minha tia levou um pouco de ração para alimentá-los.

No pueblo também encontramos um tipo de construção bem peculiar: as bodegas-cuevas. No chamado Camino de las Bodegas ainda há várias delas, algumas reconstruídas e outras antigas, mas em bom estado de conservação. As bodegas são construções escavadas no morro, com a entrada feita de pedras e porta de madeira. Eram utilizadas para armazenar vinho e outros alimentos. No entanto, nos dias de hoje, algumas famílias que possuem uma bodega a usam como sala de jantar.





Maderuelo

A uma curta distância de Valdevarnés fica a cidade de Maderuelo, que faz parte da rede de Los Pueblos Más Bonitos de España. Foi repovoada no século X com a conquista cristã e também havia uma muralha que protegia a cidade durante a Idade Média, da qual hoje só restam trechos em ruínas. 

Como esses lugares são muitos antigos e sua história é muito vasta e rica em detalhes, então sempre vale a pena conferir o site oficial da cidade.  

Uma parte bem preservada da muralha é onde fica a entrada da vila. Inclusive, as grossas, pesadas e grandes portas de madeira continuam lá. Entretanto, ao contrário das épocas de invasões, hoje elas se mantém abertas para moradores, visitantes e comerciantes que vão até lá vender produtos.  

Dessa última vez que estive lá (julho/2018), estavam passando o carro da padaria e o da peixaria. O tráfego de veículos é permitido, porém, como as ruas são estreitas, passa apenas um veículo por vez. Achei esse esquema de venda porta à porta bem interessante. A maioria dos atuais moradores do pueblo são idosos, então é muito prático poder comprar pães e peixes fresquinhos na porta de casa. 

As casas de Maderuelo no geral são baixas e possuem dois pavimentos. Séculos atrás, os humanos dividiam as casas com os animais que ficavam na parte de baixo das casas e proporcionavam uma fonte de calor durante os invernos rigorosos. As paredes das casas são grossas, com portas pequenas de madeira maciça, construídas assim como isolante térmico: nos verões quentes, o calor não entra nas casas, assim como protege do vento gelado nos invernos. 

No quesito gastronomia, o prato típico da cidade também é o cordeiro assado (lechazo asado) e vi alguns restaurantes em meio às residências, assim como alguns hotéis, incluindo um hotel spa. 

Já fora da zona urbana, atravessando a Ponte Nova (Puente Nuevo) chegamos até a Ermita de la Vera Cruz, de onde temos uma vista deslumbrante de Maderuelo. Há uma outra ponte (Puente Viejo) que dizem ser de origem romana, mas que fica submersa a maior parte do tempo e ressurge quando as águas da represa baixam. 






Gostou deste post? Leia também: 

👉 Pueblos de España: Cedillo de la Torre

👉 Pueblos de España: Sepúlveda e Ermita de San Frutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário